quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cacoal: 32 anos





















No seio da floresta exuberante
Que abrigava segredos seculares
Tu nasceste, pequena e radiante
Aclamada de - Nova Terra
Por povos vindos de terras distantes (...)
E hoje, projetada para a glória
A terra adotou sementes estranhas
E já desfrutas do progresso almejado
Do café és capital!
Já te lançam para a frente da História!
(...)
Às margens de belos rios
Surge a heróica, progressiva Cacoal
No coração do nosso Estado
És a mais bela, és sem igual!
Tu és a nossa amada Cacoal!

Creuci Maria Caetano


No mês de aniversário de Cacoal, em homenagem a ela, vamos fazer uma breve análise da letra do hino de nossa cidade.
Acima temos trechos de hino de Cacoal. A autora da letra é um visionária, porque a sua prospectiva foi perfeita. Veja na letra os trechos destacados. De fato, Cacoal se fez e se faz de povos vindos de terras distantes. A chegada de povos de terras distantes não é fato do passado não. A cada dia muitas pessoas chegam à nossa terra. É impressionante. Estudantes e profissionais liberais de todas as áreas vêm a este eldorado encravado na Amazônia, sempre acolhedor. Isso é facilmente notado nas ruas. E quem chega não quer mais voltar. Há um encantamento por nossa cidade de visitantes e novos moradores, algo sempre exteriorizado. Foi-se o tempo em que todos se conheciam e se cumprimentavam. Hoje, não obstante a nossa característica de cidade do interior, a gente se surpreende com pessoas que não conhecíamos e descobrimos depois que moram aqui há vários anos. Como um prenúncio, a letra da música sempre faz menção a progresso, o que inequivocamente se constata. Cacoal é uma metrópole regional inigualável. É uma terra de pujança e oportunidade. É uma cidade virtuosa. É um centro regional importante de saúde, ensino superior, comércio e culinária, que a todos impressiona. As cidades vizinhas nos visitam o tempo todo. E isso é digno de registro. Ônibus e mais ônibus vão e vêm conduzindo alunos de cursos superiores da Unir, da Unesc e da Facimed. A gastronomia é outra beleza. Temos até um festival gastronômico. Boas opções, bons pratos. Os amigos de outras cidades que o digam. Eles vêm constantemente jantar em Cacoal. E são evidentemente sempre bem-vindos. Como centro de saúde, Cacoal se consolida cada vez mais com hospitais e clínicas existentes e os dois novos hospitais que em breve estarão funcionando plenamente. O aeroporto é outra realidade que se avizinha. Embora sejamos suspeitos, podemos afirmar que Cacoal é a menina dos olhos de Rondônia. É o carro-chefe do progresso do interior do estado. Não é querendo nos gabar não, mas fazer o quê? Nós somos daqui! Parabéns, Cacoal, pelos seus 32 anos, feitos no dia 26/11/2009.

6 comentários:

William R Grilli Gama disse...

Gastou, hein fiotão.
"Eldorado encravado na amazônia"; "terra de pujança e oportunidade"...

Mas é isso mesmo. Cacoal cresce a olhos vistos e sua fama vai além das fronteiras suas, mas é chegada aos ouvidos mais distantes. E pensar que fazemos ou que ao menos fizemos parte desse crescimento é de uma alegria desmedida (mas nunca descabida).

Que assim sempre o seja e cada dia mais... mesmo que PT nao seja PMDB... rs

Abraço Fabrício

LuMa disse...

Olá, Fabrício. Foi um prazer ter recebido a sua visita lá no meu cantinho. Repetindo o agradecimento que já deixei na minha página, é confortante saber que a internet tenha eliminado a distância física, mas unido as pessoas com as mesmas afinidades. Rondônia me parece mais familiar com isso :)

E ao observar a vista aérea da sua cidade, densamente arborizada, compreendo o seu orgulho e a homenagem à ela. Espero conhecê-la um dia! Com prazer, farei mais visitas à sua página. Grande abraço!

Eduardo Graça disse...

LI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADA. COLOQUEI SEU BLOGUE NOS MEUS FAVORITOS. ABRAÇO

EDUARDO GRAÇA

Fabrício disse...

Eduardo, obrigado. Pretendo visitar sempre o "Absorto". Um abraço.

Ricardo Maffeis disse...

Olá Fabrício, obrigado pela visita e pelo elogio. Depois visito com mais calma seu blog, que, desde já, achei interessante.
Abraços

Bela Cacoal disse...

Olá Prof.Td. bem.!!!!

Aqui é um anônimo conhecido rsrsrrs!! responsável pelo blog Bela Cacoal, desde 2006. Beleza de análise da letra poética de Creuci (Hino de Cacoal). Gosto que falem bem deste lugar, nasci aqui e é bem justo valorizar Cacoal. Terra de heróis, de pessoas que acreditaram e ainda acreditam no progresso desta cidade. Cacoal é lugar de gente acolhedora mesmo e você não errou: É a menina dos olhos de Rondônia.
Elisandro (seu colega de trabalho - secretaria da Unesc).
www.belacacoal.blogspot.com