quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Direito Indígena



Estou ministrando Direito Indígena lá na faculdade. Tivemos poucas aulas até agora, mas estou gostando muito. Percebi que as pessoas não têm esse preconceito todo de que tanto se fala. Há sim algum pré-conceito, até natural, porque, em geral, as pessoas desconhecem a realidade indígena, apesar de vivermos aqui na Amazônia. Eu disse a eles: 'A gente tem que ir leve para o tema, abstraindo ou eliminando os preconceitos e as pré-compreensões, porque o nosso conhecimento sobre o assunto é apriorístico e, portanto, equivocado'. Num outro post quero escrever mais sobre esse tema tão rico e envolvente. Quero hoje apenas indicar os links para dois textos excelentes que encontrei na internet, porque não há muitas obras modernas que enfrentam o tema Direito Indígena ou Povos Indígenas.

Aí vão: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf

http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/arquivos/ColET14_Vias03WEB.pdf

2 comentários:

LuMa disse...

Fabrício, que interessante saber que vc ministre aulas sobre o Direito Indígena. Isso me faz esperar um pouco mais pelas gerações futuras do país. É vergonhoso, para nós brasileiros, conhecer parte da História universal - basicamente eurocentrista - e não sabermos absolutamente nada dos verdadeiros brasileiros, a cultura indígena. Se se trata de uma nova matéria - me deve desculpar por estar tão defasada do mundo acadêmico - só posso festejar esse avanço no ensino. Era hora que isso acontecesse. Abraços!

Fabrício Andrade disse...

Luma, que maravilha. E que bom que você gostou. Estou estudando bastante o tema. Vou colocar aqui tudo o que eu aprender. Quero compartilhar com todo mundo. É um assunto apaixonante. É preciso eliminar os preconceitos, que são muitos. Na verdade, somos ignorantes, mas quero conhecer de verdade, para aí sim fazer algum juízo crítico. Já li muito e vi vídeos muito interesssantes. Tenho certeza de que, a partir de agora, você vai aprender também. É matéria nova sim. E cabe muitíssimo bem aqui no norte, na Amazônia brasileira. Um beijão.