segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A vaga de Eros Grau

A nossa Corte Constitucional não conta mais com o ministro Eros Grau, aposentado esse mês por ter atingido os setenta anos, idade da chamada aposentadoria compulsória (art. 40, §1º, II, CF). Esta aposentadoria compulsória não é a mesma que os tribunais tão 'rigorosos' aplicam aos juízes que se comportam mal, quando os submetem à punição de ir pra casa, botar o pijama e curtir a fazenda com os salários 'proporcionais'. Que bela punição, né!? Aliás, sobre o caso dos juízes do Mato Grosso afastados pelo CNJ, o STF determinou o retorno dos magistrados aos cargos, porque não se esperou decisão do próprio tribunal sobre o caso.
Não é esse, evidentemente, o caso do ministro Eros Grau. O caso dele é que a regra constitucional impõe a aposentadoria. Sempre vejo a TV Justiça e pude perceber várias vezes a tristeza do ministro quando se comentava sobre a sua saída. Eros Grau, advogado e professor, ingressou no STF em 2004, nomeado pelo presidente Lula. Por conta da idade avançada, acabou ficando pouco tempo no STF. Ele tem um jeitão muito especial de pai, de aconselhador. Transmite coisa boa e muita transparência, além de todo o seu conhecimento jurídico, especialmente o direito econômico de que gostava sempre de falar.  O cabelo, a barba grande e os suspensórios também marcaram a sua passagem pelo STF.
Agora o presidente Lula vai ter de nomear mais um ministro para a Suprema Corte. Essa será a nona nomeação feita pelo presidente Lula. A escolha é absolutamente livre, observadas as regras constitucionais. Veja:

Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

É isso. O tribunal guardião da Constituição Federal terá em breve ministro novo. Espero que o presidente não vacile como fez da última vez, quando nomeou alguém sem o menor cabedal para ser ministro. O Dias Toffolli não chega ao chinelo dos outros  ministros que compõem o tribunal, nem aos pés de outros juristas importantes do Brasil, como Luiz Flávio Gomes, Luís Roberto Barroso, Daniel Sarmento, Humberto Ávila, e tantos mais. A escolha de Toffolli foi estritamente política, algo lamentável. O caráter político das nomeações é inegável, mas não precisa exagerar nomeando alguém que foi advogado do PT em três eleições. Muita gente defende outros critérios para a escolha dos ministros do tribunal mais importante do país (escolha com mais critérios objetivos e subjetivos, eleição etc). E a vaga do Eros Grau está aí. Alguns cotados são os ministros do STJ Luiz Fux, Teori Zavascki e César Asfor Rocha, os professores Luís Roberto Barroso e Luiz Fachin, e o ex Procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, mas isso é só especulação. Li que a nomeação só sairá em novembro, após as eleições. Até lá o STF só ficará com nove ministros, porque, além dessa cadeira deixada por Grau, a de Joaquim Barbosa também está vazia. Ele tem um problema crônico na coluna e está afastado do tribunal faz um tempão. Nesse fim de semana, porém, ele foi flagrado tomando chope num bar e numa festa por várias horas seguidas. O 'bicho pegou' pra ele. O STF e a OAB já o notificaram para dar explicações.

9 comentários:

Raul Nepomuceno disse...

Tomara que venha L. R. Barroso para a vaga de Eros Grau.

Se vier Cesar Asfor, meu Deus, será a coroação do nosso Dom Corleone das bananas.

E acho bom Barbosa voltar logo ao trabalho, já que ele é o campeão de processos parados. Se não tem condições, dê a vaga a outro que tenha saúde e disposição para trabalhar.

Raul Nepomuceno disse...

Para que fique claro; a referência a D. Corleone não diz respeito a Asfor, mas ao nosso líder supremo e aiatolá.

Fabrício Andrade disse...

Raul, você não faz idéia do quanto fico feliz em vê-lo aqui. Cara, sou seu fã. Acesso ojardim todo o dia. É impressionante como estou viciado no jardim. Queria muito te conhecer pessoalmente. Parabéns demais! Luís Roberto Barroso já!!!!

Raul Nepomuceno disse...

:D

Você é muito gentil.

Ei... Eu tava pensando em ir fazer esse concurso para Promotor de Justiça aí em Rondônia, cara. O que você acha? O que o pessoal tem comentado aí sobre esse concurso? O Ministério Público aí tem uma boa reputação? Você vai fazer?

Um abraço.

Fabrício Andrade disse...

Raul, não vou fazer. Dizem que serão abertas umas dez vagas, apesar de o editar dizer quatro (parece). É uma boa mesmo. O MP aqui é bem estruturado, bem mesmo. Estou abrindo escritório e pretendo advogar. De todo modo, se precisar de alguma coisa, é só falar comigo (6984025556). Grande abraço.

Raul Nepomuceno disse...

Valeu, Fabrício. Muito obrigado.

:)

Wilyane disse...

Olla !! sou a Wilyane e adicionei o seu Blog
por ser bastante educativo, principalmente na area do DIREITO.
Ciencia essa pela qual sou apaixonada.

Fábio Ricardo disse...

Ola meu caro Fabricio!

Realmente esta vaga será uma das mais disputadas, devo frisar que a guerra política esta grande inclusive ja entrando pelas trincheiras determinadas classes...Outrossim a AMB propõe nova forma de escolha dos ministros do STF, com idade mínima 45 anos, outros ja falam em 55 anos, e reserva de vagas a magistrados, e por fim lista sextupla enviada pelo STF ao Presidente da Republica, que escolherá dentre os componentes e remeterá o nome ao Senado para apreciaço, tal PEC já esta em trâmite. Vamos ver o que vai dar???

Fabrício Andrade disse...

Fabião, que satisfação receber sua visita aqui. É bom mesmo que se altere a regra. Tem que ter mais critérios objetivos mesmo. Obrigado e um abraço.